Skip to main content
Atualize-se

Gestão integrada: há algo de novo no front da educação brasileira

By 14 de maio de 2006No Comments


Imagine, em uma cidade qualquer, de pequeno ou grande porte, todos os atores da cena educacional – Secretário(a) de Educação, Diretores, Professores e os próprios estudantes – trabalhando juntos por um único objetivo: levar TODOS os alunos a obterem altos níveis de aprendizagem. Sonho? Não.

Nos sistemas públicos de ensino de cidades tão diferentes quanto S. José dos Campos-SP (em uma das mais ricas regiões do Brasil) e Carbonita-MG (em pleno Vale do Jequitinhonha), o fantasma da má qualidade da educação vem sendo exorcizado, de forma extremamente eficaz. O milagre tem nome: SGISistema de Gestão Integrado, uma metodologia de gestão que integra sistemicamente os esforços de todos os envolvidos na lida educacional, de modo a concentrar toda a energia do sistema educacional no alvo “alto desempenho dos alunos”.

Em síntese, funciona assim: com o apoio de consultoria especializada, a Secretaria de Educação define sua Visão, Missão, Finalidade e Metas relacionadas à aprendizagem; em processo estruturado e também acompanhado pela consultoria, estes elementos são desdobrados, primeiramente para cada escola (através dos diretores), para as salas de aula (através dos professores) e, o que é mais bonito: em poucos meses, cada aluno está elaborando sua Visão e Missão como estudante e suas próprias metas de aprendizagem, tornando-se “gestor” do seu próprio processo de aprendizagem.

Os resultados são os mais auspiciosos: Funilândia, uma cidadezinha de pouco mais de 3.000 habitantes, na região central de Minas Gerais, foi a campeã estadual nos testes padronizados de Matemática, aplicados pela Secretaria de Educação; Ouro Branco-MG e S. José dos Campos acabam de receber prêmio nacional de qualidade na educação. E, como estes, há vários outros exemplos. Outro aspecto interessante: aos poucos, estas cidades vão-se transformando no que chamo de “pólos de turismo pedagógico”, recebendo continuamente delegações de educadores e prefeitos de outras cidades e estados para saber “o que, afinal, anda acontecendo aqui”. (Na foto, educadores e Secretários de Educação visitam Funilândia-MG).

Por ter usufruído por vários anos, como Diretor de escola, dos benefícios e resultados desta metodologia de gestão, tenho contribuído prazerosamente na sua divulgação, junto a Prefeituras, Secretarias de Educação e instituições privadas de ensino . Se quiser mais informações, é só mandar-me um e-mail: lucio@luciofonseca.com.br